Como anda o convívio no nosso condomínio?

By | 18/11/2016

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O cotidiano dentro de um condomínio é muito mais complexo do que imaginamos, certo? Então como anda a comunicação com os moradores?

Perguntas como “porque o condomínio aumentou?” ou “porque você colocou minha inadimplência no demonstrativo financeiro?” e comentários como “que caro o conserto do elevador, não tinha um mais barato?!” são bem comuns, e as vezes não temos uma boa resposta pra elas.

Infelizmente essas questões fazem parte da realidade da maioria dos condomínios, mas elas não devem indicar um problema da administração. Já pensou que esses ruídos de comunicação são muito prejudiciais aos moradores?

Que tal algumas dicas para melhorar esses pontos e melhorar ajudar a fazer uma administração transparente que não deixe dúvidas sobre o bom trabalho que busca fazer aos moradores:

Balanço no boleto

Quem não quer saber detalhes sobre as contas que paga mensalmente? Essa medida já é usada em muitos condomínios, e normalmente tem um bom retorno dos moradores. Apesar de gerar dúvidas entre eles, é uma ótima ferramenta para que o morador entenda a saúde financeira do empreendimento. Afinal de contas, ele também investiu no edifício. Não deixe de acompanhar esses gastos, afinal, eles também são seus!

Auditoria preventiva

Essa medida é necessária para que o morador acompanhe constantemente a administração, e ter um profissional capacitado para exercer esse papel é melhor ainda. Em grandes edifícios, por exemplo, é difícil acompanhar os pequenos detalhes, e o especialista pode checar se tudo está dentro dos conformes. Esse papel pode ser feito pelos próprios moradores, relatando problemas e sugerindo melhorias.

Disponibilidade para diálogos

Como anda o seu diálogo com os vizinhos? A administração tem se mostrado aberta para conversas? O papel do síndico e da administração também é ouvir o morador e esclarecer dúvidas. A aproximação evita questionamentos sobre benfeitorias e possíveis ruídos de comunicação. Hoje em dia dá pra contar com canais online (Winker) que facilitam a conversa.

Reuniões

Não tem jeito – as reuniões ainda são uma excelente maneira de colocar todos na mesma “página”. Sabemos da fama de “reunião de condomínio é sempre chata”. Mas podemos sugerir inovações, que tal sugerir um vídeo com as melhorias feitas e depoimentos de moradores? Publicar as notícias num blog ou redes sociais também ajuda muito.

Uso de ferramentas

A tecnologia pode ser uma boa aliada para comunicados, mas é necessário ter organização. Haverá mudanças no condomínio? É importante avisar com antecedência os moradores com cartazes, avisos e cartas. As ferramentas informativas, além de excelentes aliadas, também reforçam o trabalho da administração do condomínio por que elas mostram a importância do condomínio e respeito a quem vive ali.

Fonte: Winker (Adaptado)

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