Condomínios são cheios de oportunidades para reprodução de mosquitos transmissores de doenças como Dengue, Zika e Chikungunya. Existem diversas ações sendo realizadas pelas equipes de vigilância sanitária junto aos condomínios, para orientar e monitorar os riscos de criação de focos do mosquito, mas ainda está crescendo muito os casos registrados.
No condomínio Liberty Park, o síndico Newton distribuiu panfletos educativos elaborados pela vigilância sanitária da Prefeitura de Florianópolis. O síndico Robson do condomínio Central Park foi mais além na luta contra o mosquito. “Passamos todos os dias em todos os cantos em busca de água parada e foram retirados os pratos de baixo de todos os vasos”.
Para ajudar nessa luta, a equipe Winker preparou uma lista com 7 “armas” simples e baratas para prevenir a proliferação do mosquito em seu condomínio, dentro e fora dos apartamentos.
- Telas de nylon (trama de 1 milímetro): use para proteger ralos externos, ralos internos de esgoto, canaletas de drenagens para água da chuvas, caixa de hidrante de incêndio da calçada.
- Cloro: use no tratamento da água de piscinas, variando-se a quantidade para períodos de maior uso e de menor uso. Use também em ralos externos.
- Plástico filme ou sacos plásticos com fica adesiva: use para vedar vasos sanitários sem uso, caixas de descarga sem tampa e/ou sem uso diário.
- Areia grossa: preencha pratos e pingadeiras de plantas até a borda.
- Sacos de lixo: para descarte de recipientes, acondicione-os em sacos de lixo antes de enviar para coleta rotineira da limpeza pública.
- Pano: use um pano para “sugar” a água acumulada em plantas como bromélias. A água da chuva ou da rega ali acumulada é o local perfeito para proliferação do mosquito.
- Escova e sabão: para lavar pelo menos 1 vez por semana todos os recipientes que tiver que manter água acumulada (plantas aquáticas, potes de água dos animais domésticos, etc).
Dicas finais:
- Mantenha caixas d’água vedadas (sem frestas) e com a limpeza periódica em dia. A tela pode ajudar nisso também.
Nos fossos de elevador, verifique semanalmente se existe acúmulo de água, providenciando o escoamento por bombeamento. - Nas lajes e marquises, confirme se há um correto escoamento de água da chuva. Após cada chuva, elimine as eventuais poças.
- Mantenha as calhas limpas e sem pontos de acúmulo de água.
- Atenção ao playground, há diversos locais para acúmulo de água e proliferação do mosquito.
- Imprima o Cartaz contra Dengue e compartilhe em seu condomínio.
- Fique atento aos cuidados diários contra a proliferação do mosquito da Dengue. Trabalhando juntos, poderemos fazer um verão mais tranquilo e saudável.
Seu condomínio fez alguma ação interessante? Compartilhe aqui com a comunidade Winker e ajude a combater essa ameaça.
Fonte: Blog Winker